Curso Autoconhecimento 03

20150824_Autocon_03
*
Curso Autoconhecimento 03
*
A trajetória que leva ao autoconhecimento é longa e ininterrupta, o que pode servir de desculpa para quem tem receio de se descobrir, por qualquer motivo que seja. E para começar a percorrer esse caminho, a pergunta que deve ser feita em primeiro lugar é: “Qual é a minha verdade?”.

Desde que nascemos, todos nós temos vivido em meio a verdades e mentiras, conceitos que, ao longo da nossa existência, definiram e ainda definem tudo o que consideramos como certo e errado.

Em outras palavras, aprendemos desde cedo a avaliar o caráter das pessoas, inclusive de nós mesmos, de acordo com aquilo que nos foi ensinado quando ainda éramos pequenos. Formamos nossos paradigmas, ou seja, crenças inquestionáveis, e permitimos que durem por toda a vida. E isso acontece sem que possamos nos dar conta.

Porém, muitos desses conceitos que tomamos como verdade são, na realidade, derivados dos nossos antecessores. São valores transmitidos de geração a geração e que, um dia, chegaram a você sem que tivesse um único motivo para questioná-los.

Portanto, está aí uma das principais revelações promovidas pelo autoconhecimento: você tem certeza de que suas crenças são suas? Você já se permitiu verificar qual a raiz de suas verdades? De onde elas vieram? A quem você está seguindo? Uma vez reveladas essas respostas, você terá a chance de aprender quem você realmente é e, consequentemente, saberá como e por que amar a você mesmo, e ao mundo consequentemente, da maneira mais profunda e sincera possível.

Aliás, como é mesmo que se desenvolve amor por si? Pense por um segundo em como você desenvolve amor pelas pessoas. Não é prestando atenção a elas, cuidando delas, vendo o que fazem e como lhe fazem bem? O mesmo pode e deve acontecer com você em relação a você. É por isso que o autoconhecimento é tão importante. É preciso, primeiro, se conhecer para, depois, gostar de você mesmo.
1
2
Superficialidade

Anúncios

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s