Olimpíada (o.lim.pí.a.da)

OLIMPÍADA (o.lim.pí.a.da)

No dia 8 de julho deu-se a abertura oficial dos Jogos olímpicos de 2008, que se realizam em Pequim, na China. Em sua 29ª edição, já pode ser considerada a maior olimpíada da era moderna, pois contará com delegações de 205 países que disputarão as medalhas em mais de 300 competições.

A palavra “olimpíada” tem sua origem no grego `olympiás, adis´ , que se referia no passado à competição que acontecia na cidade de Olímpia, na Grécia. Nos dias atuais, uma olimpíada é um evento que reúne diversas nações a cada 4 anos para a disputa de várias competições em diferentes esportes. Surgida no fim do século XIX, a olimpíada da era moderna em seu princípio só contava com atletas amadores, o que deixou de acontecer no século XX, com a abertura de espaço também para profissionais em determinados desportos.

>> Definição do dicionário Aulete Digital

OLIMPÍADA (o.lim.pí.a.da)

Substantivo feminino.

1 Esp. Conjunto dos jogos competitivos que se realizavam na Grécia antiga, originariamente na cidade de Olímpia, em honra a Zeus; JOGOS OLÍMPICOS

2 Espaço de quatro anos que permeava duas celebrações consecutivas dos jogos olímpicos

[Formação: Do gr. olympiás,adis]

Os Jogos Olímpicos, ou Olimpíadas, tiveram origem na Grécia, país que cultuava os esportes e a cultura física. A organização oficial data do século IX a.C, embora muitos séculos antes já se registrassem competições esportivas pan-helênicas. Foram extintos no século II a.C., e recriados em Atenas em 1896, por iniciativa de Pierre de Coubertin, como a”primeira Olimpíada da era moderna”. Desde então, segundo o modelo grego antigo, são disputadas de 4 em 4 anos (foram interrompidas durante as duas guerras mundiais), e têm como sede, em cada nova edição, uma cidade escolhida entre várias candidatas pelo Comitê Olímpico Internacional. O chamado ideal olímpico, de congraçamento através do esporte, é representado na bandeira olímpica por cinco argolas entrelaçadas, de cores diferentes, representando os cinco continentes. Durante toda a competição a bandeira fica hasteada, e arde a chama olímpica, acesa em Atenas e transportada por atletas em revezamento até o estádio central.
_____

Aulete Digital: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!

http://www.auletedigital.com.br
*

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s