Dançar

Dançar é definido como uma manifestação instintiva do ser humano.

Antes de polir a pedra econstruir abrigos, os homens já se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar. Considerada a mais antiga das artes, a dança é também a única que dispensa materiais e ferramentas.

Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir a sua função enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem.

Segundo algumas correntes da antropologia, as primeiras danças humanas eram individuais e relacionavam-se com a conquista amorosa. As danças coletivas também aparecem na origem da civilização e a sua função associava-se à adoração das forças superiores ou dos espíritos para obter êxito em expedições guerreiras ou de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva.

O desenvolvimento da sensibilidade artística determinou a configuração da dança como manifestação estética. No antigo Egito, 20 séculos antes da era cristã, já se realizavam as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao deus Osíris. O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos. Na Grécia clássica, a dança era freqüentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.

Com o Renascimento, a dança teatral, virtualmente extinta em séculos anteriores, reapareceu com força nos cenários cortesãos e palacianos. Uma das danças cortesãs de execução mais complexa foi o minueto, depois foi a valsa, considerada dança cortesã por excelência, e com ela iniciou-se a passagem da dança em grupo ao baile de pares.

A configuração de um gênero de dança circunscrito ao âmbito teatral determinou o estabelecimento de uma disciplina artística que, em primeira instância, ocasionou o desenvolvimento do ballet e, mais tarde, criou um universo dentro do qual se desenvolveram gêneros como os executados no music-hall, como o sapateado e o swing.
A divulgação da dança deu-se também fora do mundo do espetáculo, principalmente nas tradições populares. Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.
(autoria desconhecida)
*
Saiba mais 1: http://divulgandotap.wordpress.com
*
Saiba mais 2: http://www.geocities.com/divulgando
*

Anúncios

Um comentário sobre “Dançar

  1. Mais sobre sapateado americano (mas também irlandês, e outras modalidades de dança) nos sites do “Divulgando o Sapateado Por Aí”:blog – posts diárioshttp://divulgandotap.wordpress.comportal – desde 1998http://www.geocities.com/divulgandoUm abraço e sucesso.

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s