54 Cicatriz

*

CICATRIZ

1. PARTE DO SUCESSO OU FRACASSO DA CIRURGIA
Quando um paciente procura o cirurgião plástico para modificar alguma coisa que o incomoda em sua anatomia, a preocupação inicial é com a forma que será conseguida. Imediatamente após, na lista de dúvidas e inseguranças dos pacientes, surgem as cicatrizes, que são inevitáveis. Maiores, menores, bem escondidas, praticamente imperceptíveis ou volumosas e bem aparentes, há uma variação muito grande nos tipos de cicatrizes.

DEZ VERDADES SOBRE CICATRIZES DE CIRURGIAS

• Toda vez que é feito um corte, acidental ou cirúrgico, aparecem as marcas criadas pela própria pele, que são as cicatrizes.
• As camadas da pele vão se fechando uma a uma, e, nesse processo, o aspecto original e uniforme da pele fica comprometido.
• O mais importante não é o tamanho, mas a qualidade de uma cicatriz. É melhor que seja longa e fina, de coloração próxima a pele, grossa, alta e escura. No primeiro caso, ela tende a desaparecer com o tempo.
No segundo, podem ser necessários tratamentos cosméticos para que seja suavizada.
• A qualidade de uma cicatriz depende da técnica de estiramento da pele e fechamento do corte (por conta do médico), dos cuidados no pós – operatórios (por conta de médico e paciente) e também da herança genética (algumas raças são mais propensas volumosas como o quelóide) .
• Se o resultado da cirurgia for bom, o paciente não deve ficar surpreso ou infeliz diante de uma cicatrização maior ou diferente daquela que esperava, porque há tratamentos estéticos capazes de atenuar o problema.
• O bom cirurgião sempre tentará dissimular a cicatriz.
• Um médico experiente procura evitar tensão excessiva na pele (puxar demais). Se isso acontece, a tendência é que ela se retraia, mesmo que ligeiramente, alargando a cicatriz.
• Na hora de fechar o corte, o médico deve junta perfeitamente as bordas da pele.
• Os pontos externos devem ser retirados exatamente no prazo estipulado pelo cirurgião para evitar um agravamento no aspecto da cicatriz.
• Na maioria das vezes é possível melhorar uma cicatriz de má qualidade.
*
Saiba mais sobre Cicatriz…
http://www.saluteplastica.com.br/destaque.htm
Dr. Antonio Carlos Costi – Cirurgião Plástico
*
*
***

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s